top of page
  • Letícia Seneme

Ajinomoto ganha Prêmio BIS (Best Ingredients Suppliers) 2022

A nossa grande parceira Ajinomoto foi a ganhadora do prêmio BIS deste ano, na categoria de aminoácidos.



O prêmio BIS (Best Ingredients Suppliers), que já está em sua sétima edição, foi criado pela revista AI – Aditivos Ingredientes e é a principal premiação dentro do setor de insumos alimentícios, ou seja, é o reconhecimento de performance mais importante entre as empresas do setor. Ganhar o troféu do Prêmio BIS é uma honra e ter seu selo junto à marca tornou-se símbolo de desempenho e qualidade garantidos, o que ilustra a seriedade da empresa.

A história da Ajinomoto remonta ao ano de 1908, quando um pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, o Dr. Kikunae Ikeda, descobriu um quinto gosto (além do doce, salgado, azedo e amargo) a partir de experimentos com algas marinhas, o chamado umami que significa “saboroso” em japonês. No ano seguinte (1909), a Ajinomoto (que significa “essência do sabor”) foi fundada por Saburosuke Suzuki II.

A empresa é líder mundial no setor de aminoácidos e sua matriz está localizada em Tóquio, no Japão. Atualmente, o Grupo Ajinomoto está espalhado por 35 países e está no Brasil desde 1956. São 121 fábricas e mais de 30 mil funcionários ao redor do mundo.

Sua filosofia é “Alimente-se bem, Viva bem” e seu objetivo principal é oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor final como insumo para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. A seguir listamos alguns dos temas que a Ajinomoto engloba dentro do seu campo de atuação.

  • Setor de Agronegócios: busca por soluções tecnológicas e inovadoras para a área, comercializando e produzindo fertilizantes específicos para fertirrigação, solo e foliares. Esses produtos contêm aminoácidos e têm o objetivo melhorar a qualidade e produtividade das plantações. Com uma ação maior nas plantações de café, hortícolas e frutas (como manga e tomate).

  • Setor de Alimentos: busca proporcionar praticidade à nossa rotina, produzindo e comercializando produtos para consumo final e para o varejo internacional. Essa área também é responsável pela comercialização de produtos para food service, ou seja, utilizados em estabelecimentos como restaurantes e bares, por exemplo.

  • Setor de AminoScience: busca pela versatilidade de aminoácidos. A Ajinomoto é responsável pela fabricação e comercialização de aminoácidos e seus derivados, que são utilizados por indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas, de nutrição especializada e funcional. Os aminoácidos agregam muitos benefícios aos medicamentos, suplementos nutricionais, formulações infantis, dietas hospitalares, além de cosméticos (shampoos e maquiagens), dentre outros produtos de consumo voltados para a nossa saúde e bem-estar.

  • Setor de Food Ingredients: busca por soluções para a indústria alimentícia, produzindo e comercializando produtos com o intuito de proporcionar uma melhor nutrição, com produtos de qualidade e soluções inovadoras, além de ajudar seus clientes a desenvolver itens mais saborosos e saudáveis.

  • Setor de Nutrição Animal: busca por uma inclusão balanceada de aminoácidos a fim de proporcionar qualidade nutricional às rações e contribuir para uma produção mais sustentável e amigável para o meio ambiente.

A nossa parceria com a Ajinomoto se dá através da distribuição de ativos nutricionais importantíssimos para a saúde, como: L-Valina, L-Leucina, L-Isoleucina, L-Glutamina, Amino MP9 e a L-Arginina.

  • L-Valina: é um aminoácido essencial e um dos componentes das proteínas musculares, sendo indispensável para o metabolismo e o crescimento da musculatura, além de ajudar no equilíbrio dos níveis de nitrogênio no organismo.

  • L-Leucina: proporciona efeitos positivos na síntese proteica muscular, sendo um sinalizador do crescimento muscular. Pode ser usada no tratamento para síndrome locomotora e sarcopenia.

  • L-Isoleucina: é um aminoácido essencial que utiliza as células para sintetizar proteínas. Também participa no equilíbrio positivo de nitrogênio, o que ajuda na formação do tecido muscular, além de favorecer a recuperação pós exercício físico e ser necessária para a formação de hemoglobina.

  • L-Glutamina: é um aminoácido essencial usado como fonte de energia por diversos tecidos. Sua principal função é de preservação e melhora da imunidade através da sua atuação na barreira intestinal.

  • Amino MP9: é uma mistura de 9 aminoácidos essenciais que são vitais para a síntese de proteína muscular, aumento da massa magra e uma recuperação muscular mais rápida.

  • L-Arginina: é um aminoácido que pode ser sintetizado pelo nosso organismo ou obtido por meio da alimentação. Ela ajuda na regulação da pressão sanguínea, estimula a cicatrização e regeneração de tecidos, possui ação anti-inflamatória, ajuda a ganhar massa entre outros benefícios.


Se quiser saber mais sobre esses ativos entre em contato conosco através dos canais: 0800 600 6411 | (16) 3509-1900 | vendas@biovital.ind.br.



- Fontes:


bottom of page