L-Arginina
INCI Name (CAS): Arginine (74-79-3).
O QUE É?
Os aminoácidos são moléculas importantes que atuam como subunidade na formação de proteínas. A arginina é um aminoácido não essencial, sintetizado de maneira endógena, e obtida através da alimentação. Alguns alimentos fontes de proteína fornecem este aminoácido, como: carne, peixes, frutos do mar, frango, sementes de girassol e de abóbora, pistache, castanha-de-caju e aveia.
A recomendação deste aminoácido ocorre quando não é possível obter as quantidades ideais através da alimentação, ou em determinadas situações clínicas, em que ocorre um consumo aumentado desse aminoácido, de modo que excede a capacidade do corpo de produzi-lo.
BENEFÍCIOS
Regulação da pressão sanguínea;
Estimula a cicatrização e regeneração de tecidos;
Anti-inflamatória;
Ganho de massa e combate à fadiga;
Ajuda na prevenção e tratamento da disfunção erétil;
Prevenção ao câncer;
Fornece energia e disposição.
APLICAÇÃO
Pode ser usado por via oral ou tópica. Para uso tópico pode ser aplicado em cremes, shampoos e condicionadores (que fazem uso de sua propriedade hidratante também).
CONTRAINDICAÇÕES
O uso prolongado de doses altas pode oferecer riscos para portadores de algumas formas de insuficiência renal ou hepática. Essas pessoas só devem usar arginina com supervisão médica.
Pessoas com infecções virais como herpes não devem tomar suplementos de arginina, que poderia estimular a multiplicação de certos vírus.
Mulheres grávidas e em fase de amamentação também devem evitar seu uso.
Pessoas com esquizofrenia devem evitar o uso de mais de 30 mg/dia. O uso prolongado é contraindicado, principalmente em altas doses.
DOSAGEM RECOMENDADA
Uso Oral: dose usual de 100 a 400 mg/dia.
Uso Tópico: 0,25% para dermatite atópica de pele e couro cabeludo.
