L-Glutamina Aji
Descrição Química (CAS): L-Glutamine (56-85-9).
O QUE É?
Aminoácido essencial usado como fonte de energia por diversos tecidos. Sua principal função é de preservação e melhora da imunidade, através de sua atuação na barreira intestinal.
O QUE SÃO AMINOÁCIDOS?
Aminoácidos são substâncias consideradas como a base da vida. Quando vários aminoácidos se agrupam, tornam-se peptídeos. Esses que, por sua vez, quando aglomerados, tornam-se proteínas. A estrutura do corpo humano se deve principalmente às proteínas existentes, compostas por cerca de 20 aminoácidos, que são combinados de diversas maneiras.
Aminoácidos possuem sabores variados. Os sabores dos alimentos derivam dos modos precisos em que os aminoácidos são combinados. Em 1908, o Dr. Kikunae Ikeda demonstrou que o ácido glutâmico extraído de algas kelp possui um sabor “umami”.
Os cinco sabores básicos são: doce, salgado, amargo, ácido e umami. A informação a respeito de cada um deles é transmitida ao cérebro pelos nervos responsáveis pelo paladar. Na Europa, os tomates são utilizados como base para dar gosto aos alimentos, uma vez que eles contêm o ácido glutâmico.
A Glutamina é o aminoácido livre com maior presença no corpo humano. Ela é utilizada como fonte de energia por vários tecidos e, também, está presente no leite materno humano – sendo considerado um importante aminoácido para o crescimento infantil.
A Glutamina é a fonte de energia das células epiteliais da mucosa do intestino delgado e, acredita-se que ela é responsável por manter saudável as funções intestinais. Isso se dá pelo fortalecimento que ela proporciona às barreiras intestinas e, assim, previne a entrada de substâncias e microrganismos nocivos ao corpo humano – o que contribui para o reforço do sistema imunológico. Além disso, a glutamina é utilizada como fonte de energia pelas células imunológicas, como os macrófagos, e, assim, contribui diretamente para o sistema imunizador.
DOSAGEM USUAL
5 g/dia.
