top of page
  • Letícia Seneme

Aplicações e benefícios da argila

Atualizado: 25 de jan. de 2023

Levando em consideração nossas sugestões de fórmulas sob o conceito Waterless e a tendência dos cosméticos orgânicos produzidos a partir de ingredientes naturais e veganos, hoje falaremos mais sobre um ingrediente multifuncional, que oferece muitos benefícios ao nosso corpo e que pode ser aplicado em diversas formulações: a argila.



O uso da argila remonta à Antiguidade, pois gregos e egípcios tinham conhecimento dos benefícios cosméticos e terapêuticos que esse material pode proporcionar. A argila é um material terroso natural de granulação fina, portanto, se encaixa nos quesitos vegano, orgânico e natural. Sua composição é formada por diferentes materiais, dentre eles metais (como ferro, zinco, cobre etc), e em diferentes proporções.

Atualmente, o consumidor procura cada vez mais por produtos sob o "conceito verde”, uma das principais característica do consumo consciente, e daí a preferência de se consumir produtos mais sustentáveis e não danosos ao meio ambiente. Por essa razão as matérias-primas naturais, orgânicas e veganas, como a argila, estão cada vez mais populares na produção de produtos de higiene e cosméticos.

As possibilidades de uso da argila aumentam cada dia mais e hoje ela tem sido utilizada nos mais variados tipos de produtos cosméticos e terapêuticos como: dermocosméticos, multimáscaras, filtros solares, maquiagens, produtos haircare, lenços umedecidos etc; estando presente em salões de beleza, spas, clínicas, farmácias, perfumarias e assim por diante.

Dentre seus benefícios podemos destacar: seu poder de clarear pequenas manchas, o estímulo do processo de renovação celular, aumento de nutrientes e minerais na pele, rejuvenescimento celular (em decorrência de sua ação antioxidante), ação anticaspa (quando utilizada em produtos para haircare), combate a oleosidade, ação iluminadora e cicatrizante, limpeza profunda (tanto da pele quanto do couro cabeludo e dos cabelos), pode ser usada para microesfoliação e estimula a circulação na área de aplicação. Vale ressaltar que seus benefícios mudam de acordo com a sua composição, então antes de utilizar saiba o tipo certo de argila que é adequada para você.

Ademais, a argila também é utilizada como alternativa a corantes sintéticos, que podem causar irritações e alergias. Sua multifuncionalidade se reflete até na possibilidade de uso em antitranspirantes e desodorantes, devido à sua alta capacidade de absorção.

Como seu uso tem se popularizado no setor de cosméticos, surgiu uma nova tendência do mundo da beleza, em que as argilas têm o papel principal: o multimasking, um conceito inovador de skincare que consiste na aplicação de mais de um tipo de máscara facial e em pontos específicos do rosto. A vantagem dessa tendência é aproveitar o tempo da sua sessão de skincare, pois você faz mais de um tratamento por vez, e economizar produto, pois cada máscara será aplicada em uma área específica.

Quando tratamos de argila devemos ter em mente que sua procedência é importantíssima para determinarmos a qualidade do material, e a Terramater é uma das maiores empresas no ramo e com quem a Biovital tem parceria há 13 anos.

A Terramater foi a primeira empresa a fornecer argila como cosmético e ativo mineral e atua no mercado há 14 anos, fornecendo para grandes marcas, como L’Oreal, O Boticário, Natura, Unilever, entre outras.

Seu catálogo de argilas contém 16 cores, todas naturais, sem adição de conservantes ou corantes. A empresa possui aprovação da ANVISA e os certificados Ecocert, Cosmos Organic, Somos Felizes e Eureciclo, além de estar em conformidade com os selos Vegan, Halal e Kosher.

O diferencial das argilas da Terramater é que elas não são submetidas a processos de extração que alteram as propriedades naturais do material. Depois de extraída, a argila passa por um processo de beneficiamento que acontece de acordo com parâmetros internacionais de cosméticos e farmacêuticos.

Nós, da Biovital, somos distribuidores exclusivos das argilas da Terramater e, levando em consideração os estudos científicos sobre suas propriedades cosméticas e terapêuticas, também desenvolvemos algumas sugestões de fórmulas para prescritores e farmácias de manipulação.



Se quiser saber mais sobre as argilas entre em contato conosco pelo email: vendas@biovital.ind.br ou pelos telefones: 0800 600 6411 | (16) 3509-1900.


Fontes:

bottom of page