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  • Letícia Seneme

Tendências do mercado nutricional para 2023

A NutriConnection realiza anualmente um relatório que pontua as prováveis tendências para o mercado nutricional. Aqui separamos um resumo desse relatório e suas previsões para 2023 sobre os principais suplementos e alimentos funcionais.



Para contextualizar, a NutriConnection é uma empresa de comunicação que nasceu da necessidade de entender melhor o mercado nutricional e os alimentos funcionais, trazendo a complexidade da nutrição de caráter mais científico para o público em geral. A empresa conecta as preferências dos consumidores às novidades do mercado de nutrição, saúde e bem-estar.

De acordo com a ANVISA, suplementos são alimentos complementares à nossa dieta cotidiana que fornecem nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos ao nosso organismo. Aqui se destaca, inclusive, os suplementos para atletas e os de caráter holístico (que incluem performance mental). O relatório de 2022 destacou os suplementos para imunidade, cognição e saúde feminina, além dos clássicos para reposição de proteínas.

Dentro da categoria imunidade se destacam os shots e os multivitamínicos. Essa categoria tem crescido cada vez mais após a pandemia, uma vez que o contágio e a gravidade da contaminação pela Covid-19 podem ser diretamente associados à debilidade do sistema imunológico.

Já na categoria de saúde feminina, os produtos que se destacam são aqueles que aliviam cólicas menstruais e/ou melhoram a saúde do sistema urinário.

Na categoria de reposição proteica para quem pratica esportes e/ou atividades físicas continua a liderança do Whey Protein e do colágeno, inclusive para aumentar energia e disposição aos adeptos do movimento fitness.

Saindo dos suplementos, uma tendência que vem com tudo em 2023 é a saudabilidade e as proteínas plant-based, principalmente, para o mercado vegano. Em seu sentido literal, “saudabilidade” é a qualidade do que é saudável. Nesse sentido, a ideia pode ficar bem mais abrangente, não se referindo somente aos produtos, mas também aos hábitos alimentares que focam na maior qualidade de vida, bem-estar e manutenção geral do nosso organismo. O que se encaixa perfeitamente nessa tendência são os ingredientes orgânicos que deram origem à tendência realfooding, um movimento que aponta a indústria alimentícia para a saudabilidade, através de produtos minimamente processados. Paralelo ao realfooding temos a tendência home-cooking que leva ao desenvolvimento de alimentos com “cara” de receita caseira.

Na parte de alimentos, bebidas e food service o que tem ganhado destaque são os produtos com maior variedade de cores, texturas, aromas etc, sem deixar de lado a saudabilidade.

Hoje, as pessoas procuram viver com menos estresse, portanto, optam por sabores que proporcionam conforto, que remetem a momentos, ou até mesmo épocas, mais relaxantes. Diante disso, uma ótima opção são os mocktails ou coquetéis leves, procurados por quem quer evitar o consumo de álcool e se manter hidratado.

Outro ponto que também tem recebido um maior destaque, principalmente após a pandemia, é a saúde mental e a alimentação saudável tem um papel importante no bem-estar do consumidor, uma vez que o intestino conversa diretamente com o nosso sistema nervoso central. Vale lembrar que as fibras também são muito bem-vindas para a manutenção da saúde gastrointestinal.


Entre em contato conosco para saber mais sobre o nosso catálogo nutricional.


Email: vendas@biovital.ind.br | Telefones: 0800 600 6411 ou (16) 3509-1900.


Fontes:

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