top of page
  • Letícia Seneme

Proteja sua pele e desfrute de um verão radiante!

Atualizado: 2 de fev.


A pele é um órgão dinâmico que responde de maneira sensível às mudanças sazonais, manifestando variações significativas ao longo do ano. À medida que as estações se alternam, a pele exibe uma notável adaptabilidade para enfrentar as diferentes condições climáticas.


Mulher segurando um chapéu e sorrindo enquanto o sol ilumina seu rosto

No inverno, por exemplo, a pele tende a ficar mais seca devido à baixa umidade do ar e ao vento frio, o que pode resultar em descamação e sensação de repuxamento. Por outro lado, no verão, a pele pode se tornar mais oleosa devido ao calor e à exposição ao sol, podendo desencadear o aumento da produção de sebo e até mesmo a formação de espinhas e manchas. Essas mudanças são influenciadas por diversos fatores, incluindo a exposição solar, a temperatura, a umidade e até mesmo a nossa própria genética. 


A exposição excessiva ao sol aumenta consideravelmente no verão, no entanto, ela acarreta diversos problemas para a saúde da nossa pele. Por essa razão, é fundamental adotar uma rotina de cuidados específica para proteção contra os raios solares.


Existem basicamente três tipos principais de raios solares: os raios infravermelhos, os visíveis e os ultravioleta. Os raios infravermelhos, caracterizados por sua baixa energia, são responsáveis pelo aquecimento da atmosfera terrestre. Já os raios visíveis compõem a luz que percebemos visualmente e são cruciais para a fotossíntese das plantas. Por fim, os raios ultravioleta, de energia mais elevada, podem ser divididos em UVA, UVB e UVC, sendo que os dois primeiros atingem a Terra e desempenham papéis fundamentais, como a síntese de vitamina D, mas também podem causar danos à pele se não forem devidamente filtrados pela atmosfera e pela camada de ozônio. Essa variedade de raios solares desempenha papéis vitais nos processos naturais da Terra, influenciando desde o clima até a saúde dos organismos vivos.


Qual a diferença entre os raios UVA, UVB e UVC?


Os raios solares consistem em diferentes tipos de radiação, sendo os raios UVA, UVB e UVC alguns deles.

  • UVA (Ultravioleta A): Esses raios têm um comprimento de onda mais longo e penetram profundamente na pele. São os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce, pois danificam as fibras de colágeno e elastina. Além disso, os raios UVA podem contribuir para o surgimento de rugas e manchas na pele.

  • UVB (Ultravioleta B): Com um comprimento de onda mais curto, os raios UVB afetam as camadas superficiais da pele. São os principais causadores das queimaduras solares e estão associados ao desenvolvimento de câncer de pele.

  • UVC (Ultravioleta C): Esses raios têm um comprimento de onda ainda mais curto e são geralmente absorvidos pela atmosfera antes de atingirem a superfície terrestre. Por isso, sua incidência direta na pele é limitada. No entanto, os raios UVC desempenham um papel crucial na esterilização de objetos e ambientes, sendo utilizados em processos de desinfecção.


A exposição prolongada a ambos tem efeitos cumulativos prejudiciais, reforçando a importância de proteger a pele adequadamente todos os dias, inclusive nos dias nublados!


A seguir, dicas para proteger sua pele durante o verão:


  • Protetor Solar Adequado: escolha um protetor solar de amplo espectro e certifique-se de aplicá-lo generosamente em todas as áreas expostas e reaplique -preferencialmente- a cada duas horas, especialmente após nadar ou suar.


  • Roupas Protetoras: utilize roupas leves, de preferência de cores mais escuras, e com tecidos que ofereçam proteção UV. Chapéus de abas largas também são uma excelente opção para proteger o rosto e o pescoço.


  • Evite a Exposição nos Horários de Pico: reduza a exposição solar entre as 10h e 16h, quando os raios UVB são mais intensos. Busque sombras e locais frescos durante essas horas.


  • Hidratação Constante: mantenha-se hidratado para promover a saúde da pele de dentro para fora. Beba bastante água e utilize hidratantes leves para manter a pele bem nutrida.


  • Alimentação Saudável: inclua alimentos ricos em antioxidantes na sua dieta. Frutas e vegetais coloridos, como morangos, mirtilos e espinafre, ajudam a neutralizar os radicais livres gerados pelos raios UV.


  • Cuidados Pós-Sol: se você passou muito tempo ao sol, acalme e hidrate a pele com loções pós-sol. Isso pode ajudar a minimizar os danos e prevenir a descamação.


Ao seguir essas dicas simples, é possível aproveitar os dias ensolarados do verão enquanto protege a saúde da sua pele. Lembre-se, a prevenção constante é a chave para manter uma pele radiante e saudável durante todas as estações.


Proteja sua pele e desfrute de um verão radiante! Para facilitar seus cuidados com a pele neste verão, sugerimos a nossa base Vitalvegan Mineral Color FPS 50, uma base leve e suave, com toque seco e aveludado que trabalha sob o conceito dos fotoprotetores minerais. 


Mulher passando protetor solar com imagem ilustrativa de protetores solares e seus benefícios

O protetor solar mineral possui partículas que refletem as radiações solares UVA e UVB quando em contato com a pele, assim como um espelho. Além disso, Vitalvegan Mineral Color FPS 50 é recomendada para peles sensíveis e para uso infantil.


Vitalvegan Mineral Color FPS 50 está disponível nas cores White, Light,  Medium e Tan.




Gostaria de saber mais sobre a nossa base? Entre em contato conosco através dos canais: 0800 600 6411 | (16) 3509-1900 | vendas@biovital.ind.br.



A Biovital é uma distribuidora de insumos nutricionais e cosméticos para o mercado magistral e industrial, portanto, não fornece produtos acabados para o público em geral.


bottom of page