top of page

Menopausa: como aliviar os sintomas

  • Redação
  • 20 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Conforme uma matéria veiculada pela revista Veja, a menopausa é a redução natural dos níveis de hormônios sexuais femininos. De acordo com os especialistas da área, a idade média de surgimento da menopausa é 51 anos, porém pode começar mais cedo em algumas mulheres (por volta dos 40 anos), ou seja, menopausa precoce.


ree

Os sintomas comuns são ondas de calor, distúrbios do sono, dores nas articulações e secura. Tais sintomas podem ser tão intensos ou até mesmo simultâneos, que podem gerar depressão e/ou ansiedade para as mulheres. Segundo uma pesquisa britânica, 25% das mulheres optam por reduzir as horas de trabalho, o que mostra como tais sintomas podem ser extenuantes.


No entanto, especialistas indicam que é possível lidar com os efeitos colaterais de maneira simples, incluindo mudanças alimentares e práticas terapêuticas, como ioga. Aliás, o site especializado Daily Mail preparou uma lista com 10 dicas para reduzir os sintomas da menopausa. Confira.

1. Diminuir o café: já que o café promove dilatação dos vasos sanguíneos, o que ajuda a piorar os sintomas, e interfere na ação da adenosina, hormônio que reduz o stress.

2. Redução de bebidas alcoólicas: pois possuem o mesmo efeito vasodilatador do café.

3. Comer vegetais: o consumo de vegetais, especialmente os que contêm isoflavonas e lignanas, é muito benéfico, pois possuem semelhanças com o estrogênio (hormônio feminino que diminui durante a menopausa). Tais hormônios podem ser encontrados em batata doce, grão de bico, lentilha, repolho, nabo, brócolis etc.

4. Vitamina C: porque possui antioxidantes, que combatem os radicais livres, estimulam a produção de colágeno e ajuda na produção de energia (reduzindo cansaço e fadiga). Ela pode ser encontrada nas frutas vermelhas (framboesa, morango, cereja e amora), frutas cítricas etc.

5. Mantenha seu intestino saudável: pesquisadores afirmam que o equilíbrio das bactérias intestinais auxilia no aumento da produção de hormônios vegetais que são adquiridos pela alimentação. Além disso, ajuda a minimizar alguns sintomas da menopausa e até ajuda a melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

6. Hidrate-se: a falta de água pode afetar o corpo todo, até mesmo a pele e os cabelos, deixando-os ressecados.


Portanto, a menopausa é um momento de prestar atenção, cuidar de você mesma e melhorar seus hábitos. Os sintomas e desconfortos podem ser aliviados com as dicas elencadas acima ou com ajuda de especialistas, que trabalham com reposições hormonais, por exemplo. O importante é o seu bem-estar!


- Todas essas informações, e outras mais, você pode encontrar na matéria completa da revista Veja, através do link: https://bit.ly/3s4I5Nf




Comentários


bottom of page