top of page
  • Redação

Menopausa: como aliviar os sintomas

Atualizado: 14 de dez. de 2021

Conforme uma matéria veiculada pela revista Veja, a menopausa é a redução natural dos níveis de hormônios sexuais femininos. De acordo com os especialistas da área, a idade média de surgimento da menopausa é 51 anos, porém pode começar mais cedo em algumas mulheres (por volta dos 40 anos), ou seja, menopausa precoce.



Os sintomas comuns são ondas de calor, distúrbios do sono, dores nas articulações e secura. Tais sintomas podem ser tão intensos ou até mesmo simultâneos, que podem gerar depressão e/ou ansiedade para as mulheres. Segundo uma pesquisa britânica, 25% das mulheres optam por reduzir as horas de trabalho, o que mostra como tais sintomas podem ser extenuantes.


No entanto, especialistas indicam que é possível lidar com os efeitos colaterais de maneira simples, incluindo mudanças alimentares e práticas terapêuticas, como ioga. Aliás, o site especializado Daily Mail preparou uma lista com 10 dicas para reduzir os sintomas da menopausa. Confira.

1. Diminuir o café: já que o café promove dilatação dos vasos sanguíneos, o que ajuda a piorar os sintomas, e interfere na ação da adenosina, hormônio que reduz o stress.

2. Redução de bebidas alcoólicas: pois possuem o mesmo efeito vasodilatador do café.

3. Comer vegetais: o consumo de vegetais, especialmente os que contêm isoflavonas e lignanas, é muito benéfico, pois possuem semelhanças com o estrogênio (hormônio feminino que diminui durante a menopausa). Tais hormônios podem ser encontrados em batata doce, grão de bico, lentilha, repolho, nabo, brócolis etc.

4. Vitamina C: porque possui antioxidantes, que combatem os radicais livres, estimulam a produção de colágeno e ajuda na produção de energia (reduzindo cansaço e fadiga). Ela pode ser encontrada nas frutas vermelhas (framboesa, morango, cereja e amora), frutas cítricas etc.

5. Mantenha seu intestino saudável: pesquisadores afirmam que o equilíbrio das bactérias intestinais auxilia no aumento da produção de hormônios vegetais que são adquiridos pela alimentação. Além disso, ajuda a minimizar alguns sintomas da menopausa e até ajuda a melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

6. Hidrate-se: a falta de água pode afetar o corpo todo, até mesmo a pele e os cabelos, deixando-os ressecados.


Portanto, a menopausa é um momento de prestar atenção, cuidar de você mesma e melhorar seus hábitos. Os sintomas e desconfortos podem ser aliviados com as dicas elencadas acima ou com ajuda de especialistas, que trabalham com reposições hormonais, por exemplo. O importante é o seu bem-estar!


- Todas essas informações, e outras mais, você pode encontrar na matéria completa da revista Veja, através do link: https://bit.ly/3s4I5Nf




bottom of page