top of page
  • Letícia Seneme

Dia do Médico

Hoje, dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico. A escolha desta data tem origem cristã, pois neste mesmo dia a Igreja Católica comemora o Dia de São Lucas, santo que praticou a medicina e foi escolhido como o padroeiro da profissão.


A escolha do Dia do Médico aqui no Brasil foi conquistada por Eurico Branco Ribeiro, um prestigiado jornalista e médico paranaense. Porém, não há informações precisas sobre quando a data foi estabelecida no país.


Eurico Branco Ribeiro nasceu em Guarapuava em 1902 e se formou em medicina pela Faculdade de Medicina de São Paulo em 1927. Foi professor da área de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas (SP). Além de médico, foi jornalista e filantropo, além de ser um cristão devotado. Em razão disso surgiu seu interesse pela vida de São Lucas, que o levou a pesquisar sobre o santo, resultando em alguns livros.


Além de médico, acredita-se que São Lucas também era pintor, historiador e músico. Considerado patrono dos médicos desde o século XV, ele teria estudado Medicina na Antióquia, cidade onde também teria nascido

São Lucas, padroeiro dos médicos de acordo com o catolicismo, foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Seguindo a ordem cronológica é o terceiro, após Mateus e Marcos.



- Fonte: Blog IMedicina

bottom of page