top of page
  • Letícia Seneme

Dia do Nutricionista

Hoje, 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Essa data foi criada para homenagear a fundação da Associação Brasileira de Nutricionistas, que tinha como principal objetivo desenvolver e expandir os estudos sobre os impactos decorrentes da qualidade da nossa alimentação, assim como o campo da nutrição como um todo.


Apesar da instituição ter sido criada em 1949, o curso de nutrição só foi regulamentado como profissão em 24 de abril de 1967.


Mais especificamente, o nutricionista é o profissional que cuida da nossa saúde por meio de dietas específicas e personalizadas. Seu campo de atuação abrange desde a área hospitalar até a área clínica e de saúde pública.



Preparação de dietas e cardápios, inspeção da produção alimentícia em indústrias e restaurantes, acompanhar programas alimentares públicos, controlar dietas de atletas, dentre outras atividades, são algumas das ocupações que o nutricionista possui no dia a dia.


O nutricionista também é habilitado para calcular nutrientes e calorias da nossa alimentação, é ele quem adequa nossa dieta à nossa realidade e nos ajuda a escolher da melhor maneira possível e, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, seu objetivo é manter o bem-estar dos seus pacientes, o que não torna proibido a pessoa comer o que gosta.



Nós nutricionistas gostamos de comida. Parece clichê, mas se tem uma visão do profissional onde se proíbe o que se gosta de comer. E não é bem assim. Nós buscamos a saúde física e também emocional da pessoa. É aí que entra o equilíbrio. Explica a nutricionista Gisele Marcondes em entrevista ao G1.

Atualmente, a profissão tem ganhado cada vez mais destaque, especialmente devido às mudanças que os nossos hábitos sofreram em decorrência da pandemia de Covid-19, deixando a relação entre alimentação e saúde mais em evidência do que nunca. Ter uma dieta equilibrada e rica em verduras, legumes, cereais, fibras, frutas e carnes mais magras é a indicação base destes profissionais para mantermos o equilíbrio e o bom funcionamento do corpo.



Parabéns a todos os nutricionistas!



- Fontes:






bottom of page