• Letícia Seneme

Dia do Esportista

Hoje, dia 19 de fevereiro, é celebrado o Dia do Esportista. Essa data foi criada com o intuito de incentivar e conscientizar a população sobre a prática de esportes como uma forma de se ter uma vida saudável.



O Dia foi criado a partir da Lei nº 8.672 de 6 de julho de 1993, que ficou conhecida como “Lei Zico”. No artigo 54 incluía que o dia 19 de fevereiro seria o dia escolhido para celebrar a data.


Entretanto, em 1998 foi instituída a Lei nº 9.615 em 24 de março, conhecida como “Lei Pelé” ou “Lei do passe livre”, que revogou a Lei Zico, estabelecendo assim o dia 23 de julho como o Dia do Desporto, mesma data do Dia Mundial do Desporto Olímpico. Porém, a população mantém a data original para comemorar a prática no Brasil.


O exercício físico em conjunto com uma dieta saudável é recomendado pelos especialistas em saúde para manter uma boa qualidade de vida. Trabalho em equipe, foco, paciência, cooperação e, claro, fortalecimento dos músculos, são alguns aspectos que recebem vantagem com a prática de esportes, auxiliando não só fisicamente como mentalmente.


Muito se fala que a prática de atividades físicas traz muitos benefícios para a nossa saúde, para exemplificar os benefícios para nossa mente, o GE Globo listou oito aspectos:


  1. Melhorar o humor: a atividade física estimula a liberação de substâncias que nos fazem sentir felizes e relaxados.

  2. Melhorar a concentração: as atividades físicas regulares ajudam a manter uma boa concentração e memória.

  3. Reduzir o estresse e a depressão: sendo fisicamente ativo, sua mente consegue se desprender de pontos que te deixam estressados durante o dia, evitando a proximidade de pensamentos negativos. Além disso há a produção de endorfina, que também contribui para a distância do estresse e da depressão, nos deixando mais relaxados.

  4. Melhorar o sono: as atividades físicas nos ajudam a dormir e entrar em sono profundo mais rapidamente. Só temos que tomar cuidado para não praticarmos exercícios muito tarde porque podem deixar algumas pessoas agitadas, o que acaba dificultando o sono.

  5. Manter um peso balanceado: especialistas sugerem a atividade física como uma alternativa saudável de mantermos o nosso peso. Consequentemente, há a diminuição da probabilidade de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, colesterol alto etc.

  6. Aumentar a autoconfiança: na medida em que sua habilidade e sua resistência aumentam com a prática de exercícios, sua confiança e autoestima também.

  7. Despertar instintos de liderança: principalmente os esportes coletivos, que proporcionam treinos e competições em equipe, nos proporcionam uma mentalidade de equipe.

  8. Benefícios para crianças: todos os itens listados anteriormente também beneficiam as crianças, entretanto, o ponto chave é que quanto mais jovem começar a praticar exercícios, maior a probabilidade de permanecer ativo na medida em que envelhece.

Nós, da Biovital, gostaríamos de destacar a importância que as atividades físicas, e os esportes em geral, possuem para a saúde e bem-estar. Alguns de nossos produtos foram pensados justamente para otimizar o desempenho de pessoas fisicamente ativas e atletas, como o Amino MP9, L-Glutamina, Creatina Monohidratada e mais.


Tais ativos podem ser utilizados para fornecer energia e reduzir a gordura corporal, por exemplo, e recebem o nome de suplementos ergogênicos. Vale ressaltar que nada funciona plenamente se não houver empenho total e uma alimentação equilibrada.


- Fontes:

https://bit.ly/3sL9nab

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-esportista/