top of page
  • Redação

Suplementos ergogênicos

Atualizado: 13 de dez. de 2021

De acordo com uma matéria publicada pelo Globo Esporte, os suplementos ergogênicos são substâncias que diminuem a fadiga, gordura corporal e fornecem energia ao cérebro, além de otimizarem o fortalecimento dos músculos através do ganho de massa corporal.



Cada vez mais cresce o número de pessoas que buscam um bom desempenho físico, ou seja, aprimoramento de sua performance desportiva. Para os atletas, há quatro pontos muito importantes que influenciam seu desempenho: alimentação, treinamento, uso de ergogênicos e a própria genética. Logo, os treinos, sua alimentação e os recursos ergogênicos que serão utilizados são escolhidos a dedo a partir da modalidade praticada.


De acordo com Cristiane Perroni, autora da matéria, existem cinco categorias de recursos ergogênicos: nutricionais, biomecânicos, psicológicos, farmacológicos e fisiológicos. Pesquisas apontam que a otimização da performance pode ser obtida através do uso da categoria nutricional dos recursos ergogênicos.


Dentre as principais funções dos ergogênicos estão o fornecimento de energia, especialmente para o músculo, o que auxilia na prática de esportes; redução da gordura corporal ao aumentar o tecido muscular; remoção do acúmulo de substâncias que atrapalham a produção de energia e aumentam a sensação de cansaço e intensificação da energia mental, a partir do fornecimento de energia.


Mas quais são os produtos que contêm os ergogênicos?

Suplementos hidroeletrolíticos, suplementos energéticos, suplementos proteicos, aminoácidos, cafeína e até mesmo água.


Vale ressaltar que nada funciona corretamente se não houver empenho total de cada indivíduo. Alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios são a chave para o bom funcionamento de qualquer suplemento alimentar. Para isso, é necessário o acompanhamento com um nutricionista, para que ele possa auxiliar nas estratégias corretas para cada um, tendo como base desde seus objetivos até suas preferências alimentares.


bottom of page