top of page
  • Redação

Aprenda a trabalhar com a Goma Xantana

Atualizado: 13 de dez. de 2021

O que é Goma Xantana e quais suas aplicações?



A Goma Xantana é um polímero polissacarídeo, ou seja, uma macromolécula de carboidrato que gera monossacarídeos.


Pode ser utilizada como desagregante em comprimidos e cápsulas, e em formulações líquidas como estabilizante de suspensões e emulsões. Também possui uso terapêutico, atuando como fonte alternativa de carboidratos na dieta de pessoas diabéticas. É um produto com reologia de fluxo suave que proporciona soluções transparentes.


O efeito estabilizante da Goma é incorporado a várias suspensões e emulsões, como em emulsões vitamínicas, por exemplo, para que não haja separação dos componentes devido à variação de temperatura, ou até em suspensões farmacêuticas que não dissolvem em água, como antibióticos. Comprimidos de pastilhas expectorantes também são um exemplo de uso.


De maneira geral, suas propriedades, então, incluem ser espessante de soluções aquosas, agente dispersante, estabilizadora de emulsões e suspensões e substituta para o glúten.


Aqui, na Biovital, a Goma Xantana é desenvolvida para incorporação a cosméticos e demais produtos de cuidados pessoais, como géis de banho, sabonetes líquidos, filtros solares, loções e cremes, produtos para os cabelos, cremes e espumas de barbear.


Para saber mais sobre a Goma Xantana CGSFT, da Biovital, você pode acessar sua literatura científica pelo link: https://bit.ly/31HsJ68.


Para complementar, trazemos a indicação de um vídeo em que o professor Cleber Barros dá algumas dicas de como trabalhar com a Goma. Confira:



- Fonte: Ibero Magistral: https://bit.ly/3s5oM6u

bottom of page