top of page
  • Letícia Seneme

Microbiomex® é anunciado finalista como produto do ano

Microbiomex® é anunciado finalista como produto do ano na categoria Prebióticos da NutraIngredients-USA. O prêmio homenageia os ingredientes mais brilhantes, que contribuem para o mercado através da inovação, sucesso a longo prazo e pesquisa de ponta.



Microbiomex® é um extrato natural de Citrus sinensis e Citrus paradisi, desenvolvido pela BioActor. É um ativo rico em flavonoides ativos específicos, padronizado à 80% de hesperidina e 5% de iso-naringina. Ele aumenta diretamente o potencial do microbioma intestinal, melhora a função da barreira entérica, que afeta positivamente a atividade do sistema imunológico e estimula a expressão de genes e proteínas relacionados com a redução da inflamação e estresse oxidativo.


Os flavobióticos possuem uma dupla ação:

  • Modulação do microbioma intestinal: através dos benefícios do perfil de ácidos graxos de cadeia curta, que aumentam a concentração de butirato ocasionando efeitos sistêmicos e proporcionando melhora do sistema imune, por conta da inibição da expressão de NF-kb.

  • Liberação de metabólitos no lúmen intestinal: através dos efeitos diretos dos flavonoides no cólon, que proporcionam atividade antioxidante in vivo. Protegendo a mucosa do intestino para melhorar sua barreira.


Um estudo clínico conduzido, com a dosagem de 500 mg de Microbiomex®, investigou os benefícios proporcionados à microbiota. Os resultados demonstraram uma mudança significativa no perfil de ácidos graxos de cadeia curta, o que indica um efeito direto na mudança da composição do microbioma intestinal. Também foi observado uma forte tendência na redução de calprotectina fecal, refletindo a carga de patógenos.


Esses resultados reforçam a hipótese de que os compostos polifenólicos cítricos são capazes de modular a composição e função da microbiota, promovendo saúde intestinal através dos seus efeitos anti-inflamatórios.


A microbiota intestinal contribui para a metabolização de nutrientes e vitaminas essenciais para o corpo, participando do processo de obtenção de energia a partir dos alimentos. Essa obtenção de energia proveniente da dieta é uma função metabólica importante, já que as células precisam de energia para manterem suas funções.


Alguns nutrientes que são ingeridos não são totalmente digeridos pelas enzimas estomacais e intestinais, como fibras e alguns carboidratos complexos. Dessa forma, estes compostos sofrem fermentação pelos microrganismos comensais do intestino, obtendo-se oligossacarídeos e monossacarídeos que geram os ácidos graxos de cadeia curta.


A composição da dieta influencia diretamente a produção dos ácidos graxos de cadeia curta. O butirato, um desses ácidos, funciona como substrato energético do metabolismo celular do epitélio do cólon, enquanto os restantes vão para o fígado e servem de substratos que auxiliam no processo anti-inflamatório.


As infecções gastrointestinais são uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Nos países em desenvolvimento as doenças metabólicas, inflamatórias e autoimunes vêm crescendo. O aumento de tais doenças está associado, em grande medida, pelas mudanças da dieta ocidental, que é um importante influenciador do ecossistema intestinal. Pesquisas sugerem que diferentes polifenólicos são capazes de modular a estrutura e função do microbioma, afetando beneficamente a saúde do intestino.


De maneira geral, o Microbiomex® pode promover a saúde intestinal para o indivíduo e seu intestino. Possui efeitos anti-inflamatórios como resultado da capacidade de modelar a composição da flora intestinal. O aumento na proporção total dos ácidos graxos de cadeia curta é resultante da mudança da flora, eles promovem efeitos positivos na função da barreira intestinal e diminuem a inflamação. Os benefícios do Microbiomex® incluem: fortalecimento da barreira intestinal, melhora da imunidade, diminui as inflamações intestinais, melhora a relação cintura x quadril, aumenta a saciedade e otimiza a metabolização e absorção de nutrientes.


Para acessar a lista completa dos produtos participantes clique aqui.

bottom of page