Vital Oil® Ômega 6
INCI Name (CAS): Carthamus tinctorius seed oil (8001-23-8).
O QUE É?
Lipídeo vegetal rico em ácido linolênico.
É uma planta oleaginosa, anual, altamente adaptada ás condições de semi-aridez, que já era cultivada na Ásia antes da Era Cristã. Os povos antigos cultivavam-na para extraírem de suas flores tintas vermelha e amarelas, que eram usadas para tingir tecidos de algodão e seda, e como corantes para uso culinário. A cartamina, substância alaranjada e insolúvel em água, é o corante mais importante extraído das flores desta planta.
Atualmente, o cártamo é cultivado como planta oleaginosa, sendo os principais produtores mundiais a China, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia. O óleo de cártamo é extraído de sementes oleaginosas que possuem elevados teores de ácidos graxos essenciais: ácido linoleico (60-80%) e oléico (20-40%), que para serem funcionais e bioativos, devem ser extraídos a frio.
CLIMA E SOLO
O cártamo é uma planta que oferece elevada resistência a falta d´água às altas temperaturas, aos ventos fortes e quentes, á baixa unidade relativa do ar, e é tolerante a solos salinos. Exibe grande capacidade de adaptação as mais diferentes condições ecológicas reinantes nas regiões semi-áridas de baixa altitude, mostrando-se pouco sensível ás variações de foto-período e desenvolvendo-se bem nos mais diferentes tipos de solos. Produz bem com precipitações de 300 a 600 mm anuais e em altitudes inferiores a 800m. Suporta temperaturas de até 50°C e não tolera excesso de umidade, nem no solo nem atmosfera.
PLANTIO
O plantio é feito em sulcos, distanciados de 70 a 90 cm . A profundidade de semeadura deve ser de 4 a 6 cm e a distância entre a plantas, de 5 a 10 cm. Utilizam-se 15 a 20 kg de aquênios por hectare e para o plantio pode-se usar a mesma semeadeira usada nos plantios de milho e algodão.
BENEFÍCIOS
Vital Oil® Ômega 6 é um lipídeo vegetal altamente emoliente e rico em ácidos graxos essenciais (EFA´s), especialmente Ômega-6, desenvolvido para atuar no tratamento de doenças de pele, secas e nas patologias dermatológicas em que a pele apresenta distúrbios na quantidade e qualidade dos ácidos graxos de sua estrutura lipídica, com comprometimento da sua função barreira cutânea e da capacidade regenerativa.
Trazem excelentes benefícios à pele: hidratação profunda, melhora das defesas naturais e normalização da queratina, evitando o ressecamento. É amplamente utilizado em tratamentos dermatológicos para peles fotoenvelhecidas, sensíveis, secas, frágeis, irritadas, com dermatite atópica, rosácea, assaduras, psoríase e escaras.
Confira os estudos completos na literatura.
