Veegum K

INCI Name (CAS): Magnesium Aluminum Silicate (1327-43-1).

O QUE É?

Veegum K é uma argila natural lavada com água para otimizar sua pureza e desempenho. A argila é valorizada por sua habilidade de intumescer em água e por proporcionar propriedades reológicas úteis a composições aquosas, têm sido a escolha do formulador por mais de cinquenta anos para estabilizar suspensões, obter emulsões perfeitas e otimizar as propriedades de fluidez.


BENEFÍCIOS PARA A FORMULAÇÃO

  • Estabilizar Emulsões;

  • Uma das propriedades mais úteis de veegum é sua habilidade em estabilizar emulsões água-em-óleo em baixas concentrações;

  • A estrutura coloidal da smectita mantém as gotinhas da fase interna efetivamente suspensas e separadas. Uma vez que a viscosidade da smectita não é afetada pelo calor, o veegum reduz a tendência das emulsões de afinar e quebrar a temperaturas elevadas.


APLICAÇÃO

É usado em suspensões farmacêuticas orais em pH ácido e em fórmulas para cabelos, contendo ingredientes condicionadores. Tem uma baixa demanda acida e alta compatibilidade com ácidos e eletrólitos. É usado para proporcionar boas suspensões com baixa viscosidade.


Os produtos Veegum são direcionados principalmente para aplicações farmacêuticas e cosméticas, apesar de serem também largamente utilizados em outras áreas. Todas as variações de veegum sofrem o mesmo processo de lavagem com água e obtêm argilas com o mesmo padrão de pureza.


As variações farmacêuticas e cosméticas de veegum são também controladas quanto ao conteúdo de arsênico, chumbo e bactérias a fim de atenderem aos padrões da indústria. Estão disponíveis diversas variações de veegum com propriedades reológicas, químicas e coloidais produzidas com uma seleção cuidadosa do minério.


COMO ELAS TRABALHAM

O valor de smectitas de alta pureza como Veegum k na forma de agentes estabilizantes e reológicos é devido à sua estrutura coloidal em água. Cada partícula de smectita é composta de milhares de plaquetas submicroscópicas empilhadas na forma de sanduíche, com uma camada de água entre cada uma delas.


As faces destas plaquetas possuem carga negativa, enquanto suas extremidades possuem carga levemente positiva. A carga negativa resultante da plaqueta é basicamente balanceada com íons de sódio, apesar da presença em menor quantidade de outros íons.


Estes íons balanceadores de carga associam-se com as faces das plaquetas e são denominados de “permutáveis”, uma vez que eles podem ser facilmente substituídos por outros cátions.


Água em excesso desestabilizará a estrutura coloidal da smectita. Isto pode aparecer como um gel grosso, relativamente estável ou na forma de massas floculadas com sineresia. A estabilidade da dispersão de smectita na presença de eletrólitos é fortemente dependente da valência do cátion.


Cátions monovalentes possuem efeito floculante mais fraco e são os mais compatíveis com veegum. Cátions divalentes possuem um efeito floculante mais forte e os trivalentes possui o efeito mais forte de todos.


A influência de ingredientes solúveis em água sobre veegum é controlada através de uma seleção apropriada das grades dos produtos. Veegum K por exemplo, são altamente tolerantes a eletrólitos.


DOSAGEM USUAL

0,5 a 3%.


Confira os estudos completos na literatura.

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo: