Purederm
INCI Name (CAS): Water (7732-18-5) / Salix alba Bark extract (84082-82-6) / Zinc PCA (68107-75-5) / Saccharomyces silicon ferment (-) / Saccharomyces magnesium ferment (-) / Saccharomyces copper ferment (-) / Saccharomyces iron ferment (-) / Saccharomyces zinc ferment (-) / Salvia officinalis extract (8022-568) / Quillaja saponaria extract (68990-67-0)Ziziphus joazeiro bark extract (-) / Propylene glycol (57-55-6) / Ethylhexylglycerin (70445-33-9) / Phenoxyethanol (122-99-6).
ACNE
A Acne é um distúrbio inflamatório que atinge pessoas de ambos os sexos, causada principalmente pela bactéria Propionibacterium acnes. Sua maior ocorrência é durante o período que compreende a adolescência, porém essa patologia não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.
Normalmente acomete o folículo sebáceo, afeta áreas onde as glândulas sebáceas são maiores, mais numerosas e mais ativas.
Em casos mais leves consiste em pequenos comedões e poros dilatados, porém pode progredir para um estágio patológico da ruptura dos filamentos sebáceos, formação pustular, lesões inflamatórias, nódulos e cistos.
A acne é uma patologia existente em peles oleosas, que afeta normalmente os folículos pilosebáceos. Existem vários fatores envolvidos em sua evolução. São eles:
Super atividade das glândulas sebáceas e acúmulo de sebo em seus filamentos. O excesso de sebo pode ser convertido em ácidos graxos livres. Esses ácidos possuem grande capacidade de irritar o epitélio e podem levar à formação da “rolha de queratina”. Essas reações são influenciadas pelo aumento da produção de hormônios androgênicos.
Existem vários microorganismos que estão envolvidos no aparecimento da acne. O principal é a bactéria Propionibacterium acnes. Estudos demonstram que, na superfície da pele de acneicos, pode-se encontrar até 120.000 P. acnes/cm2. Porém, existem outros microorganismos que podem contribuir para a evolução da acne, são eles: a bactéria Staphylococcus epidermis e a levedura, Pityrosporum ovale.
A liberação dos mediadores pode desencadear o processo inflamatório, no qual o principal responsável por essa liberação é o P. acnes. A proliferação dessa bactéria leva à liberação de toxinas, que atuam na parede do folículo e acarretam o rompimento do epitélio e podem levar à saída de substâncias irritantes até a derme, o que resulta na inflamação local.
Outros fatores que podem levar ao surgimento, ou agravamento, da acne é a secreção hormonal excessiva. Essa, pode ser gerada por fatores emocionais, drogas ou ciclo menstrual. O uso inadequado de cosméticos também pode agravar o problema.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
Controla a oleosidade excessiva da pele;
Normaliza poros dilatados;
Ação anti-inflamatória;
Ação antimicrobiana e antisséptica;
Renovador celular;
Promove a homeostasia cutânea, estabilizando as funções fisiológicas da pele;
Calmante;
Ação hidratante que reduz o efeito rebote.
CONCENTRAÇÃO USUAL
2 a 8%.
