Polawax NF

INCI Name (CAS): Cetearyl Alcohol (67762-27-0) / Polysorbate 60 (9005-67-8).

O QUE É?

Cera autoemulsionante composta de álcoois graxos e emulsionantes não iônicos. Polawax NF é de alta densidade, produzindo emulsões espessas e sólidas sem a adição de outras ceras enrijecedoras em concentrações tão baixas quanto 5%, embora 10% possa proporcionar estabilidade superior.


Difere de maneira significativa dos tipos mais antigos de ceras auto-emulsionantes, visto que suas propriedades emulsionantes de óleo em água não derivam da presença de tensoativos aniônicos ou de álcool graxo sulfatado, de álcalis, gomas e similares. Polawax apresenta todas as vantagens do tipo mais antigo de ceras autoemulsionantes.


Polawax NF é de natureza não-iônica e, sob esse aspecto, considerados isoladamente, constituem um notável progresso sobre os produtos anteriores. É de especial interesse na fabricação de pomadas e cremes que precisam ser submetidos a auto-clave.


Ao contrário de algumas ceras auto-emulsionantes, Polawax NF não se deteriora com aquecimento de 150-152ºC durante duas horas. Sob essas severas condições, perde 2-3% de peso, com ligeiro endurecimento da cera e ligeira alteração de cor. Polawax NF a 30% em água, em uma auto-clave, com 10 libras de pressão durante 45 minutos, resulta em emulsões, cujo pH se desvia apenas dois décimos de unidade de pH, ou seja, de 6,6 para 6,4.


Pode ser usado em emulsões espessas ou fluídas dependendo de sua concentração na emulsão. A concentrações mais baixas (dois ou três por cento), Polawax NF pode ser suplementado por outros emulsionantes, tais como: POLYCHOLS, VOLPOS ou SUPER SOLAN FLAKED/ SOLANGEL 401, para maior estabilidade de emulsão.


Polawax NF constitui, por si só, sistema completo de emulsão. Não são necessários quaisquer outros tensoativos para a produção de uma emulsão estável. Entretanto, podem ser usados para emulsionar outras gorduras, óleos e ceras. Emulsionará também produtos tão difíceis quanto naftalenos clorados. Também pode ser usado na preparação de suspensões. Proporciona emulsões simples e econômicas.


INDICADO NAS EMULSÕES EM QUE HÁ

  • Agentes terapêuticos de estrutura catiônica, tais como acriflavina, efedrina, cloreto e a maioria dos antihistamínicos;

  • Sais de metais polivalentes, tais como alumínio, zinco, estrôncio e chumbo;

  • Antissépticos como quaternário de amônio e cloridróxido de alumínio.


DOSAGEM USUAL

2 a 10%. 


Confira os estudos completos na literatura.

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo: