Mentol
INCI Name (CAS): Menthol (1490-04-6).
O QUE É?
O Menthol é um composto orgânico obtido por síntese ou pela extração do óleo de mentha piperita ou outros óleos essenciais.
O mentol natural é extraído de várias espécies de menta. É um material ceroso, cristalino, de cor clara ou branca. Na temperatura ambiente, encontra-se em estado sólido, e entra em estado de fusão a poucos graus acima.
BENEFÍCIOS
O Menthol também é famoso por suas propriedades anestésicas e anti-inflamatórias, além de ser amplamente usado para combater inflamações na garganta.
APLICAÇÃO
Pode ser utilizado na fabricação de licores, balas, inaladores nasais, analgésicos, antireumáticos (cremes e pomadas), cremes dentais e aromas.
Aplicado sobre a pele, dilata os vasos sanguíneos causando sensação de frio seguida de analgésica, razão pela qual é usado associado à cânfora no gel redutor ou gel crioscópico.
Tem também efeito antipruriginoso e é usado em talcos, loções e cremes para o alívio de pruridos e reações urticariformes.
Forma de aerossol, pomadas e pastas balsâmicas: usado para atenuar os sintomas da gripe, bronquite, sinusites e condições similares.
Forma de pastilhas: tratamento de faringites, laringites e afecções bucais, associado ao timol, eucaliptol e terpineol.
DOSAGEM RECOMENDADA
Aerossol, pomadas, pastas balsâmicas: 0,01% a 1%;
Talcos, Loções e Cremes: 0,25% - 2%.
CUIDADO
Deve-se tomar precauções com o uso do mentol e da cânfora em crianças com menos de 7 anos, como nas pomadas balsâmicas, pois podem causar graves reações alérgicas, como espasmo de glote, quando aplicadas indevidamente nas narinas.
