Lipossomas de Cafeína
INCI Name (CAS): Caffeine (58-08-2).
O QUE É?
Lipossomas de cafeína são nanopartículas de cafeína com propriedade anticelulite.
A lipodistrofia ginóide, popularmente conhecida como celulite, ocorre por pelo menos três alterações na pele: edema resultante do acúmulo de líquido fora das células, causando “inchaço” nas regiões afetadas; alterações na microcirculação; e diferença na conformação anatômica do tecido subcutâneo. Ela se localiza, principalmente, nos quadris, nádegas, membros inferiores, abdômen e parte látero‐posterior dos braços.
Tendo como base estudos científicos que consagraram os efeitos cosméticos e sinérgicos dos ativos escolhidos para o tratamento da celulite, a Biovital traz como novidade para a prevenção e o tratamento desse problema os Lipossomas de Cafeína.
A cafeína é uma metilxantina, inibidora da enzima fosfodiesterase, a qual, quando inibida pela cafeína após seu uso tópico, aumenta a concentração de AMP cíclico dentro das células, o que estimula a atividade da enzima lipase que atua na quebra de triglicerídeos. Estudos recentes demonstraram a diminuição da circunferência das coxas e quadril após aplicação tópica de solução contendo cafeína, por um período de trinta dias.
É importante que um ativo cosmético destinado à prevenção e ao tratamento da celulite tenha boa penetração na epiderme para que tenha eficácia.
Dessa forma, torna-se importante o controle do tamanho das partículas dos ativos do cosmético. Nesse sentido, a tecnologia Nanoinvent, exclusiva da Biovital, é uma ferramenta tecnológica extremamente eficiente que proporciona às partículas, do insumo, tamanho e características físico-químicas adequadas para uma penetração mais eficiente dos ativos na camada córnea, mantendo alta hidratação e sem oleosidade. Os Lipossomas de Cafeína apresentam tamanho médio de partícula de 160 nm e é uma suspensão aquosa, opaca e levemente amarelada.
CONCENTRAÇÃO USUAL
Lipossomas de Cafeína são indicados na concentração de 3 a 10%. Podem ser incorporados em géis e séruns.
OBSERVAÇÕES
Lipossomas de Cafeína devem ser armazenados em temperatura inferior a 40°C. Não é recomendado seu uso em bases contendo tensoativos.
Conservantes neste produto: imidazolidinyl urea (0,5 %), BHT (0,05 %).
Cafeína lipossomada para o tratamento da celulite;
Proporcionam uma penetração mais eficiente do ativo na pele;
Podem ser incorporados em gel para ultrassom e iontoforese
Confira os estudos completos na literatura.
