Confrei EG

INCI Name (CAS): Symphytum officinale leaf extract (84696-05-9).

INDICAÇÕES E AÇÕES FARMACOLÓGICAS

Indicado para casos de gastrite, úlceras gastrointestinais, diarreias, asma, hemorróidas e tuberculose. 


Externamente, suas raízes são mais utilizadas por possuir maior quantidade de alantoína; e esse uso é feito principalmente na consolidação de fraturas e contusões, em  hematomas, inflamações osteoarticulares, afecções vaginais, pruridos, eczemas secos, psoríase e nas periodontopatias (PR, 1998).


Os altos níveis de alantoína e mucilagens permitem um efeito benéfico na pele e mucosas, exercendo um efeito neutralizante dos processos ulcerosos, analgésico e reepitelizante por estimulação fibroblástica.


A droga é muito empregada nas feridas de lenta cicatrização, como ocorre na osteomielite (Salvia apud Alonso, 1998).


O melhor método para poder extrair a alantoína é a maceração em água fria (Polpovici A. e Borica L., 1986 apud Alonso, 1998), sendo esta substância o produto final do metabolismo das purinas, está presente também nos animais e em menor proporção no homem, já que este carece da enzima urato oxidase que transforma o ácido úrico em alantoína (Thorpe V. et al., 1975 apud Alonso, 1998).


O ácido litospérmico proveniente do ácido di-hidrocafêico, demonstrou uma interessante ação antigonadotrópica, inibindo a síntese dos hormônios FSH e LH, que são úteis nos casos de endometriose e cistos foliculares ovarianos (Alonso, 1998).


Um preparado baseado em extrato aquoso de Confrei EG e tintura de própolis, demonstrou possuir propriedades anti-microbianas, anti-inflamatórias e cicatrizantes nos casos de lesões gengivoparadontais e como regenerador tisular em períodos pós-cirúrgico estomatológico. 


Em nenhum caso se comprovaram efeitos adversos ou colaterais (Gafar M., et al Alonso 1998). Em ensaios in vitro, o ácido rosmarínico mostrou-se como o principal composto antiinflamatório (Gracza L. et al.,apud Alonso, 1998).


Os taninos exercem um efeito adstringente útil nos casos de diarréia, sendo as folhas do Confrei EG a parte da planta mais rica nestes compostos. Essa planta está registrada no Council of Europe como recurso alimentício ou flavorizante, listado na Categoria 4. Seu uso interno é recomendado pelas autoridades européias e norteamericanas (Alonso, 1998).


Os alcalóides pirrolizidínicos sarracina e platifilina demonstraram efeitos benéficos no tratamento de quadros de hipermotilidade gastrointestinal e nas úlceras pépticas (Culvenor apud Alonso, 1998).


TOXICIDADE / CONTRAINDICAÇÕES

O uso prolongado por via interna é perigoso, pois contém alcalóides pirrilizidínicos, os quais são hepatotóxicos e podem produzir degeneração hepática. É conveniente, portanto o tratamento em curtos períodos: não mais de 4 a 6 semanas em um ano (PR, 1998).


Os sintomas mais importantes de intoxicação incluem dores abdominais, hepatomegalia, aumento dos níveis plasmáticos de transaminase e ascite (Yeong, apud Alonso, 1998).


O FDA norte-americano recomenda somente o uso tópico, salvo a prescrição facultativa de um médico especializado e sempre adotando um tratamento por um curto período (Alonso, 1998).


É contraindicado o uso interno durante a gravidez, para lactantes ou para pacientes com hepatopatias. Não aplicar topicamente sobre feridas abertas (Alonso, 1998).


DOSAGEM RECOMENDADA

Uso Externo: pomada (20g de Extrato Fluido e 80g de lanolina): aplicar sobre a área a tratar duas a três vezes ao dia (Alonso, 1998).

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo: