top of page

Centella Asiática EG

INCI Name (CAS): Centella Asiatica Leaf Extract (84696-21-9).

O QUE É?

A Centella Asiática EG é um insumo cosmético disponibilizado pela Biovital. A Centella Asiática é uma erva perene, rasteira, acaule, estolonífera, rizomatosa, com estolões de até 30 cm de comprimento e confundidos com ramos, que formam sobre o solo um tapete semelhante a um gramado, nativa da Ásia. Possui folhas simples, longo-pecioladas, surgidas diretamente dos nós dos rizomas, de 4 a 6 cm de diâmetro. Suas flores são pequenas, de cor esbranquiçada, reunidas em pequenas umbelas curtopedunculadas que surgem na base da folha.


Multiplica-se em nossas condições principalmente por rizomas e estolões (Lorenzi 2002). O fruto é oval a globoso de diâmetro de 2 a 5mm. Os mericarpos são claramente aplainados nos lados e normalmente tem 7 a 9 quinas e são rugosas e salientes (PDR 1998). É originária da Ásia Tropical, onde há mais de 3000 anos os habitantes destas regiões já a utilizavam como estimulante e no tratamento de lesões cutâneas (Trentini, 1994).


Cresce muito bem no Brasil, principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Prefere lugares úmidos e sombreados. Como é amplamente comercializada, a sua adulteração é bastante frequente com outras espécies de Hydrocotile.


Constituintes químicos/princípios ativos: Saponosídeo Triterpênico: asiaticosídeo, o qual por hidrólise origina uma genina derivada da alfaamirina chamada ácido asiático; Ácidos Triterpênicos: ácido indocentóico e ácido madecásico; Alcalóide: hidrocotilina. Princípio Amargo: vallerina; Falvonóides: Kempferol, 3-glicosil-quercetina e 3-glicosil-kampferol; Ácidos graxos: ácidos linilêico, lignocérico, linolênico, oléico, palmítico e esteárico; Resina; Ácido Péctico; Taninos; Óleo Essencial: rico em cineol, cânfora, farneseno, germacreno e cariofileno; Vitamina C; Açúcares; Saponinas Glicolisadas: ácido brahmico e brahmosídeo; Felandreno; Fitosteróis: estigmasterol, b-sitosterol, campestrol; Mucilagens; Pectina; Poliacetilenos (Alonso, 1998).


Tem efeito eutrófico do tecido conjuntivo, normalizador da circulação venosa de retorno, tônico, vulnerário, vasodilatador periférico, calmante, refrescante, anticelulítico, previne rugas eajuda na cicatrização. Os constituintes da fração triterpênica da Centella Asiática EG atuam normalizando a produção de colágeno ao nível dos fibroblastos, promovendo o restabelecimento de uma trama colágena normal e flexível e consequente “desencarceramento” das células adiposas, permitindo a liberação da gordura localizada graças à possibilidade de penetração das enzimas lipolíticas. Promove a normalização das trocas metabólicas entre a corrente sanguínea e os adipócitos. Esta função é ainda auxiliada pela melhora da circulação venosa de retorno, pela diminuição da fragilidade capilar, que combate os processos degenerativos do tecido venoso, e pela ação anti-inflamatória e antibiótica.


BENEFÍCIOS

A Centella Asiática EG, insumo cosmético disponibilizado pela Biovital, possui inúmeros benefícios, dentre eles: efeito eutrófico do tecido conjuntivo, normalizador da circulação, tônico, vasodilatador periférico, calmante, refrescante, anticelulítico, estimula a produção de colágeno, previne rugas, ajuda na cicatrização, possui ação anti-inflamatória e antibiótica.


INDICAÇÃO

A Centella Asiática EG, insumo cosmético disponibilizado pela Biovital, é indicada para uso interno para desordens dermatológicas como eczemas, úlceras varicosas, hematomas, rachaduras da pele, varizes e celulites. Seu uso externo é direcionado para tratamento de celulite e gordura localizada. Tal variedade de aplicações se dá pelos inúmeros benefícios que o ativo possui, como: efeito eutrófico do tecido conjuntivo, normalizador da circulação, tônico, vasodilatador periférico, calmante, refrescante, anticelulítico, estimula a produção de colágeno, previne rugas, ajuda na cicatrização, possui ação anti-inflamatória e antibiótica.


DOSAGEM RECOMENDADA

A Centella Asiática EG, insumo cosmético disponibilizado pela Biovital, possui uma dosagem recomendada entre 2 e 5% para géis, cremes e loções suavizantes; entre 3 e 6% para cremes reparadores e restauradores e entre 1 e 5% para cremes pós-sol. Seus benefícios incluem: efeito eutrófico do tecido conjuntivo, normalizador da circulação, tônico, vasodilatador periférico, calmante, refrescante, anticelulítico, estimula a produção de colágeno, previne rugas, ajuda na cicatrização, possui ação anti-inflamatória e antibiótica


OUTRAS INFORMAÇÕES

  • A presença de taninos contraindica seu emprego a longo prazo por via oral em casos de gastrites e úlcera gastrointestinal. Pouco se recomenda em epilepsia, hiperlipidemia e durante a gestação.

  • A Biovital distribui e fabrica insumos cosméticos, alimentícios e farmacêuticos, e disponibiliza este insumo cosmético dentre outras opções com efeito eutrófico do tecido conjuntivo, normalizador da circulação, tônico, vasodilatador periférico, calmante, refrescante, anticelulítico, estimula a produção de colágeno, previne rugas, ajuda na cicatrização, possui ação anti-inflamatória e antibiótica.


A Biovital distribui e fabrica insumos cosméticos, alimentícios e farmacêuticos para as farmácias de manipulação e indústrias de todo o país. A empresa possui uma infraestrutura com modernos laboratórios, que contam com tecnologias avançadas e profissionais gabaritados. Ela atende clientes em todo o Brasil e realiza entregas em curto prazo, para atender da melhor maneira possível a todos os seus clientes. Este insumo cosmético é disponibilizado pela Biovital através dos canais: 0800 600 6411 | (16) 3509-1900 | vendas@biovital.ind.br. Ou pelo botão abaixo, para fazer um orçamento gratuito.

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo:

bottom of page