Vitamina D3

-

O QUE É?

A vitamina D3 (colecalciferol) é um hormônio esteroide cuja principal função é a regulação do metabolismo do cálcio e do fósforo, influenciando diretamente na mineralização óssea. É produzida de forma endógena, nos tecidos cutâneos, após a exposição solar; bem como obtida pela ingestão de alimentos específicos ou por suplementação (Galvão et al.; 2013).


Os estados de deficiência ocorrem quando a exposição à luz solar do organismo é deficiente e também quando a Vitamina D não é suprida adequadamente pela dieta, principalmente em crianças, idosos e pacientes com síndrome de má absorção (Galvão et al.; 2013).


A deficiência em Vitamina D é caracterizada por hipocalcemia, hipofosfatemia, desmineralização óssea, dor óssea, fraturas, e deformações esqueléticas em crianças (Galvão et al.; 2013).


BENEFÍCIOS

  • Regulação da homeostase do cálcio;

  • Manutenção dos ossos, prevenção de fraturas e fragilidade óssea;

  • Fortalecimento do sistema imunológico;

  • Redução dos riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2. 


DOSAGEM RECOMENDADA

As quantidades diárias recomendadas se definem como os níveis de ingestão de nutrientes essenciais que, usando-se como base de conhecimento científico à Junta Reguladora de Alimentos (Food and Nutrition Board) considera adequado para satisfazer as necessidades nutricionais conhecidas de praticamente todas as pessoas saudáveis.

  • Tratamento de deficiências: Consultar recomendação médica.

  • Deficiência em vitamina D: Concentrações plasmáticas de 25(OH)D abaixo de 30 ng/mL.

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo: