Camomila ES

Descrição Química (CAS):  Matricaria chamomilla (84082-60-0).

INTRODUÇÃO

A camomila é nativa dos campos da Europa e aclimatada em algumas regiões da Ásia e nos países latino-americanos, inclusive na região Sul do Brasil. É amplamente cultivada em quase todo o mundo, inclusive nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. 


DESCRIÇÃO

Planta herbácea, anual, aromática, de até um metro de altura com folhas pinatissectas. Flores reunidas em capítulos compactos, agrupados em corimbos, com as flores centrais amarelas e as marginais de corola ligulada branca. Fruto do tipo aquênio, cilíndrico. A parte usada para fins terapêuticos é costituída dos capítulos florais secos ao ar e conservados ao abrigo da luz. 


BENEFÍCIOS

A camomila é conhecida popularmente através de diversos usos: ligeiramente diurética, antiespamódia, digestiva (eupéptica e antiflatulenta), anti-inflamatória, antisséptica, descongestiva ocular e emenagoga na mulher. Em casos de inflamações oculares se emprega através de infusão da planta. 


INDICAÇÕES

Carminativa, digestiva, antiespamódica, sedativa leve, ansiolítica, anti-inflamatória e gastroprotetora. Auxiliar no tratamento da Síndrome do Cólon Irritável. 


CONTRAINDICAÇÕES

É fotossensibilizante. Pode causar dermatite de contato. Cautela ao associar com sedativos, etanol, ansiolíticos ou anticoagulantes. 

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo: