Camomila ES
Descrição Química (CAS): Matricaria chamomilla (84082-60-0).
INTRODUÇÃO
A camomila é nativa dos campos da Europa e aclimatada em algumas regiões da Ásia e nos países latino-americanos, inclusive na região Sul do Brasil. É amplamente cultivada em quase todo o mundo, inclusive nos estados do Sul e Sudeste do Brasil.
DESCRIÇÃO
Planta herbácea, anual, aromática, de até um metro de altura com folhas pinatissectas. Flores reunidas em capítulos compactos, agrupados em corimbos, com as flores centrais amarelas e as marginais de corola ligulada branca. Fruto do tipo aquênio, cilíndrico. A parte usada para fins terapêuticos é costituída dos capítulos florais secos ao ar e conservados ao abrigo da luz.
BENEFÍCIOS
A camomila é conhecida popularmente através de diversos usos: ligeiramente diurética, antiespamódia, digestiva (eupéptica e antiflatulenta), anti-inflamatória, antisséptica, descongestiva ocular e emenagoga na mulher. Em casos de inflamações oculares se emprega através de infusão da planta.
INDICAÇÕES
Carminativa, digestiva, antiespamódica, sedativa leve, ansiolítica, anti-inflamatória e gastroprotetora. Auxiliar no tratamento da Síndrome do Cólon Irritável.
CONTRAINDICAÇÕES
É fotossensibilizante. Pode causar dermatite de contato. Cautela ao associar com sedativos, etanol, ansiolíticos ou anticoagulantes.
