Hidroxietilcelulose

INCI Name (CAS): Hydroxyethylcellulose (9004-62-0).

O QUE É?

A Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 tem um excelente efeito espessante, além de melhorar a estabilidade, distribuição de corantes, aderência e atuar como aglutinante de produtos cosméticos como maquiagens (sombras para olhos e rímel).


É amplamente utilizado no campo da cosmetologia por ser um aditivo cosmético fisiologicamente inofensivo.


PROPRIEDADES DE APLICAÇÃO

Para cuidados pessoais, as seguintes propriedades de Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 são particularmente significativas:

  • Espessamento / ajuste de consistência;

  • Estabilização de emulsões;

  • Alta compatibilidade com outras matérias-primas, como surfactantes.


ESPESSAMENTO / AJUSTE DE CONSISTÊNCIA

Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 pode espessar e ajustar a consistência de condicionadores capilares, géis capilares, produtos para barba e loções.


Um aumento na concentração de Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 proporciona um forte aumento na viscosidade devido um maior grau de polimerização.


A viscosidade pode ser diminuída devido a um aumento na agitação e retorna à sua viscosidade inicial quando esta agitação é removida. 


ESTABILIZAÇÃO

Emulsões são comumente utilizadas no campo dos cuidados com a pele. Uma mistura finamente distribuída de óleo e água, dois líquidos que normalmente são imiscíveis, compõe uma emulsão sem qualquer segregação visível. Um líquido existe como pequenas gotículas distribuídas dentro do outro líquido. Tanto a emulsão de água em óleo (emulsão W / O) quanto a emulsão de óleo em água (emulsão O / W) são possíveis dependendo de em qual fase as gotículas são formadas.


Os estabilizadores preferidos para emulsões O / W são espessantes que atuam na fase aquosa. A tensão superficial da Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 é baixa em comparação com produtos tensoativos. Porém, devido ao seu efeito espessante e propriedades protetoras coloidais, a Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 oferece uma importante contribuição para a estabilização da emulsão formada.


ALTA COMPATIBILIDADE

Devido à sua estrutura química, a Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 exibe boa compatibilidade com eletrólitos.


É inicialmente dissolvido em água destilada (1% absolutamente seco) e é posteriormente misturado com o eletrólito ou solvente orgânico enquanto é agitado.


Embora Hidroxietilcelulose HS 100000 YP2 seja insolúvel na maioria dos solventes orgânicos, esta exibe uma solubilidade relativamente boa em misturas de água / solvente orgânico, como água com etanol, isopropanol ou glicerol, mesmo quando frações relativamente altas do solvente orgânico estão presentes.


DOSAGEM USUAL

0,2 a 1,5%

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo: