Copaíba

INCI Name (CAS): Copaifera officinalis resin (9000-12-8 / 8001-61-4).

O QUE É?

A oleoresina de copaíba, através dos sesquiterpenos e diterpenos que a constituem, tem demonstrado efeitos anti-inflamatórios.


CARACTERÍSTICAS

Possui efeitos anti-inflamatórios em animais com testes de granuloma de algodão, a ser administrado em doses de 1,26 ml diários. Para o terceiro dia de atividade a aplicação foi de 35,3% e no sexto dia chegou a 40,4%. Esta atividade está principalmente relacionada com o β-cariofileno e o calameneno da oleoresina, foi relativamente semelhante à demonstrada por 20 mg de funilbutazona, mas com menos eficácia se comparada à 0,2 mg de dexametasona. Após a administração de 1,26 ml de oleoresina, observamos uma permeabilidade vascular menor causada pela administração de 0,5-1 mg de histamina. 


Vários autores indicam que a copaíba não é tóxica em doses usuais. Em contrapartida, em altas doses pode causar diarréia, vômitos, insônia e erupções cutâneas do tipo popular ou vesicular. Também foi mencionada a possibilidade que a oleoresina por via da mucosa interna pode provocar irritação das vias urinárias. Devido à falta de dados de segurança na utilização dessa espécie durante a gravidez e lactação, pois alguns constituintes podem atravessar a barreira placentária de sangue, sendo a ingestão deste produto não recomendado em tais circunstâncias.


INDICAÇÃO

Utiliza-se como antisséptico das vias urinárias e respiratórias e, particularmente,  em casos de bronquite.


CONTRAINDICAÇÃO

É recomendado que crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade consultem o médico ou nutricionista antes de fazer o uso do produto. 


DOSAGEM USUAL

2 a 7%. 

74562334454.jpg

Acesse a categoria desejada abaixo: