Psyllium Pó
Descrição Química (CAS): Psyllium gum (Plantago ovata)
(8063-16-9).
O QUE É?
Fibra alimentar de origem vegetal, com efeito prebiótico. É uma erva que mede menos de 50cm e produz flores brancas, agrupadas em espigas na ponta de pequenas hastes. Cresce espontaneamente nos solos áridos e arenosos do Mediterrâneo. Seu nome deriva do grego psylla (pulga), referindo-se a semelhança de suas sementes com esse inseto.
O seu uso foi popularizado com o advento dos árabes e persas na Índia e começou a ser utilizada pelos europeus no início do século XIX. Com exceção da casca da semente, onde encontra-se grande quantidade de fibras, as demais partes da planta não tem uso medicinal.
BENEFÍCIOS
Estimulante;
Sudorífero;
Antidiabético;
Laxativo mecânico suave;
Emoliente;
Demulcente;
Ação gelificante;
Aumento de mucilagem no intestino;
Redução do colesterol.
INDICAÇÕES
Gases, diabete tipo 2, induz movimento intestinal, prisão de ventre, reduz colesterol total, o LDL, e o ácido úrico, redução do risco de doença cardíaca coronariana.
Quando ingerido antes das refeições pode reduzir a sensação de fome.
CONTRAINDICAÇÕES
Cólicas abdominais de origem desconhecida;
Constrição ou estenose intestinal;
Diabetes mellitus, onde o ajuste de insulina é difícil.
EFEITOS COLATERAIS
Pode favorecer a formação de gases e flatulência, mas esses sintomas desaparecem após algumas semanas.
PRECAUÇÕES
Como o efeito laxante se dá pela absorção de água a nível intestinal, deve-se elevar o consumo de líquidos durante o uso do psyllium.
Caso surgirem reações indesejáveis, suspender o uso.
INTERAÇÕES
É recomendado um intervalo de 1 a 2 horas entre a ingestão de fibras e outros medicamentos. Pode ocorrer um aumento do efeito quando utilizado com outros produtos ricos em fibras ou pectina.
MODO DE USAR
Fitoterápico:
Adultos: 10 a 20g ao dia, nas principais refeições e/ou ao deitar. Distribuir normalmente em doses de 3,5 - 5g com 200 ml de líquidos para cada dose.
Para crianças de 6 a 12 anos utiliza-se a metade da dose.
As fibras de psyllium podem ser adicionadas a um copo d'água, suco de frutas ou ainda a sopas, saladas, massas de pães e bolos.
Quando misturado a líquidos deve ser ingerido imediatamente pois o aumento de volume da mucilagem deve ocorrer nos intestinos.
Decocção para uso externo: 5g semestes em 100ml de água. Fazer limpeza de feridas, gargarejo, compressa. Pó: 10 a 30g por dia, em 2 ou 3 doses com bastante água. Como antidiarreico 30g por dia, durante 2 a 4 dias. Aromatizar de preferência.
Duração da administração: seu uso mínimo recomendado é de 3 dias consecutivos. Após esse período, poderá ser estabelecido um consumo de acordo com as necessidades individuais.
