Rua Dona Ana Prado, 245 - São Carlos-SP 16 3509-1900 0800-6006-411

Item adicionado ao orçamento


O que causa o soluço?

Gostou? compartilhe!

O que causa o soluço?

Saiba mais sobre

Na hora do soluço, muita gente apela para as famosas simpatias: beber água, amarrar uma meia velha no pescoço, colocar uma linha na testa ou tomar um susto, por exemplo. Mas algumas medidas a serem tomadas, que fogem da sessão de simpatias, são mais eficazes e relativamente fáceis de fazer. É importante entender que os soluços são produzidos por uma contração involuntária do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen.

 

O que, de fato, causa o soluço?
Existem situações que podem favorecer o soluço, como estresse, comer demais, fumar ou comer goma de mascar, condições que fazem entrar ar no organismo. O soluço pode ser ainda um problema crônico, que indica que existe alguma alteração nos nervos do diafragma.

 

Um dos principais pontos que levam a pessoa ao soluço é o refluxo, um problema digestivo que causa queimação na boca do estômago, e, em algumas vezes, provocar dor no peito, gosto ruim na boca, dificuldade para engolir e até sintomas menos comuns, como alteração da voz, tosse, pigarro, dor de garganta e até piora da asma.

localhost/biovital.ind.br

Causas que levam o refluxo
Uma a cada cinco pessoas terá refluxo uma vez por semana e entre as causas, estão a obesidade, gravidez, café, chocolate, cigarro, comidas gordurosas, estresse e também a hérnia de hiato – nesse último caso, vale lembrar que não são todas as hérnias que levam ao refluxo.

 

Soluções para o soluço
Além das grandes simpatias que ouvimos falar (que muitas vezes nada resolvem), há alguns métodos que de fato são mais eficazes, como, por exemplo, segurar a respiração e soltar aos poucos, método usado, hoje, por esse quem vos escreve – e que realmente funcionou -, ou inclinar o corpo para a frente e “puxar” um gole de água pela garrafinha. Ambos influenciam diretamente o diafragma, pois o distendem no momento em que está relaxado.



Gostou? compartilhe!